terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Feliz 2009

Mais um ano que termina, e mais um que começa.

Esta será a ultima vez este ano que escrevo algumas linhas aqui neste espaço que tanto prezo e estimo

Há exactamente um ano, na altura de fazer as resoluções de ano novo, tinha a perspectiva de que 2008 poderia ser um ano muito positivo. Alguns factores indicavam isso, e eu ingenuamente confiei nessa conjuntura.

Puro Engano

Foi o pior ano da minha vida, o mais duro, o mais doloroso, o mais longo... muito longo. Até porque a sucessão de acontecimentos negativos iniciou cedo, bem no inicio do ano (Foi aliás uma das motivações que me levou a criar este blog pelos motivos a que faço referencia no primeiro tópico).

Fui deitado abaixo duma maneira que ate a mim me surpreendeu, mas foi inevitável. Não que não fosse algo que não pudesse prever, apenas não estava à espera. E por isso sou também responsável pela minha condenação.
Sinto que sou hoje uma pessoal completamente diferente da que iniciou o ano. Não sou a pessoa que desejo ser e tão pouco um ser desejável. Reconheço que este ano me estragou e me estraguei. O pior é que não sei se algum dia irei voltar a ser quem outrora era.

Por estes motivos e tantos outros, não entro em 2009 com grandes expectativas, andarei a deambular sem rumo ou destino com a certeza de que será sem duvida um ano extremamente desgastante e pode ser que depois disso, se entretanto fechar este capitulo de 5anos (o que duvido), possa encontrar alguma paz e algum sentido para a minha vida, com uma mudança, qualquer que seja.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Termas de Vals

A remota aldeia alpina de Vals é há muito conhecida pelas suas águas minerais, e desde 1996, pelas termas e spa ultramodernista em quartzito imaginada por Peter Zumthor. Um cenário quase espiritual onde a água, a pedra e a luz se conjugam na perfeição.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

A casa "nó"

Os coreanos ordos 100, criaram a "casa nó", baseado no nó trefoil, em que a casa se adapta à forma dos três anéis do nó, entrelaçados no centro. Este desenho permite vários atalhos no interior da casa, além de diversos pátios interiores.
Espacialmente, está dividida em três alas, a de estar/jantar, a de desporto/entretenimento, e a de quartos e outras áreas mais privadas. As alas tambem estao diferenciadas na sua forma. Uma assenta no terreno, outra está semi-enterrada com os compartimentos de agua, e a ultima esta suspensa no ar.

A rota do peregrino

A rota do peregrino é um caminho que vai desde Ameca a Talpa de Allende perto de Guadalajara, no México.
Durante a semana santa, cerca de dois milhões de peregrinos percorrem este caminho, pelo que as autoridades locais querem disponibilizar áreas de serviço permanentes. Para tal, convidaram uma equipa de arquitectos internacionais para desenhar abrigos e miradouros, entre outros.
Os suiços HHF architects desenharam este miradouro, em betão maciço e de forma circular

domingo, 21 de dezembro de 2008

Ópera nacional da Islândia

Os dinamarqueses arkitema architects em colaboração com os islandeses arkthing architects foram os vencedores do concurso para a construção da nova ópera nacional da Islândia, em Reykjavik, mais concretamente em borgaholt hill, onde se acredita que os elfos vivem.
A ópera tem um corpo pesado e austero na base, que se quebra apenas em janelas de diferentes tamanhos e formas cúbicas, que fazem a ligação entre a base e o luminoso e cristalino dos pisos superiores.
A fachada em forma de cubo dos pisos superiores é feita em painéis de vidro com luzes LED que lhe conferem várias cores e visuais. O cubo de vidro desce pelo edifício dentro, pelo que se torna possível, do foyer, observar a sala principal de 820 lugares.

sábado, 13 de dezembro de 2008

Seuthopolis

Na Bulgária, uma cidade está prestes a reaparecer do fundo de um lago. Chama-se Seuthopolis, e data do séc. IVa.C. Nessa altura Seuthopolis era a capital de um país chamado Odrissia e era a cidade do rei trácio, Seuthus III, de onde provém o nome.
As ruínas da cidade foram descobertas em 1948 durante a construção de uma barragem, e quando o lago encheu, em 1954, a cidade ficou submersa por vinte metros de água.
Hoje, existem planos para fazer reaparecer a cidade com um dique circular com 420m de diâmetro. A ideia partiu de Tilev Architects, e é apoiada pelas entidades locais, e já há parceiros, nomeadamente holandeses empenhados em participar, já que a sua experiência em diques e polders é mais que reconhecida.
No dique ficarão instalados pequenos pavilhões com cafés, restaurantes, alugues de bicicletas, zonas de apoio à pesca, e ainda um museu, centro de conferencias, hotéis e escritórios, e os elevadores serão panorâmicos.
O resultado será a meu ver, magnifico.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

O restaurante na árvore

A casa na árvore dos sonhos infantis, foi agora tornada realidade pela fantasia dos adultos. Só que com a finalidade de ser um restaurante.
O restaurante é um verdadeiro convite para jantar fora e na natureza. Faz parte de um projecto das páginas amarelas da neozelandesas, esta proeza arquitectónica construída no tronco de um género de sequóia, a 40 metros de altura, com uma aparência crisálida.
O restaurante panorâmico faz amplo uso de toda a iluminação natural com uma bela visão para um lago, realmente um lugar mágico.
Mais detalhes AQUI
Sequência de imagens relativas à ideia e à construção.[clicar para ampliar]