quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Crystal Palace - o futuro

A Wilkinson Eyre, propôs criar um novo ícone no exacto local onde se situava o original Crystal Palace. Seria à semelhança do antigo, construído em metal e vidro, mas estaria situado a 54m do solo, e teria um comprimento de apenas 150m.
A nova proposta "flutuaria" acima das copas das arvores ocupando o espaço que cabia ao transepto do edifício original.
O edifício terá dois pisos, no interior de uma "pele" de vidro laminado que incorporará células fotovoltaicas que recolhem energia solar para o funcionamento do edifício, e tambem terá sistemas de recolha das águas da chuva.
Ocuparia apenas 10% do palácio inicial, mas este centro de artes e cultura teria tudo para se afirmar também como um ícone de Londres e do Reino Unido.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Crystal Palace - o passado

O Crystal Palace foi um edifício que marcou uma época e foi o ponto de viragem entre as construções antigas e as modernas.
No auge da revolução industrial, o Reino Unido em 1851 organizou uma exposição mundial para mostrar o que de melhor se produzia de industria e cultura e convidou diversos países para mostrarem também os seus produtos.
Para tal, precisava de um espaço, que pudesse ser suficientemente grande, espaçoso e ordenado para albergar as diversas comitivas e maquinas que seriam expostas.
Coube a Joseph Paxton, um arquitecto que frequentemente desenhava estufas, este desafio.
O edifício, em metal e vidro, de 92'000m2, com 564m de comprimento por 138 de largura, e uma altura interior de 33m, primava pelo seu espaço interior, pelos vãos livres e principalmente pelo sistema modular que permitiu que tivessem passado apenas nove meses desde o projecto até à conclusão das obras sido construído muito rapidamente.
A exposição mundial, em Hyde Park, foi um sucesso, atingindo seis milhões de visitantes em seis meses, e a estrutura foi mais tarde, em 1854, transferida para um outro parque na zona sul de Londres que lhe adoptou o nome.
Uma vez na nova casa, a sua área foi aumentada, pela adição de novos módulos, e realizaram-se lá concertos, exposições e muitos outros eventos.
No entanto, o Crystal Palace foi destruído a 30 de Novembro de 1936 por um violento incêndio, e o seguro que tinha, não cobria os custos para o reconstruir. Os jardins do Crystal Palace continuam lá, bem como o espaço onde se situava o pavilhão.

Custos controlados

Mas, com classe. As habitações sociais no México, repetem-se na horizontal e nao na vertical. No fundo, um bairro de legos, aqui em Ixtapaluca.

Na Dumbar Rock...

... nas Honduras, não há problemas de vizinhança concerteza!!

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Office Center’1000’

Já se imaginaram trabalhar numa nota? É o desafio proposto pelo RA Studija para a empresa Urmas. O Office Center’1000’ é um edifício de 10 pisos, localizado na Lituânia, cujo exterior consiste em 4500 pedaços de vidro com diferentes formas, cujo desenho corresponde a uma nota de 1000 litas.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Dolce Vita Tejo

Localizado na Amadora, espera-se que abra ainda este ano caso não haja mais atrasos.

domingo, 21 de setembro de 2008

Novo estádio para Liverpool

O liverpool FC, tem o sonho de ter um estadio novo, maior e mais moderno que o velho Anfield Road. E irá construí-lo em Stanley Park. Vários desenhos já foram revelados, mas o que realmente gostei foi esta. De linhas simples e de certa forma, um pouco clássicas, mas simultaneamente modernas. A proposta actual, é mais um show off desconstritivista, que suponho, com menos funcionalidade, mas mais arrojado e poderá, o próprio estádio ser o atractivo dos visitantes. Mas a mim, não é mais belo que este.
reparar no detalhe da cobertura, desenhada de modo a que não impeça a luz natural de incidir no relvado.

sábado, 20 de setembro de 2008

A ponte que Leonardo da Vinci desenhou

Em 1502 Leonardo da Vinci fez um desenho simples de uma bonita ponte, com cerca de 240 metros para o Sultão Bajazet II de Constantinopla, mas nunca foi construída.
Em 1996, um pintor norueguês, Vebjørn Sand, viu o desenho e um modelo da ponte numa exposição sobre os desenhos arquitectónicos e de engenharia de Leonardo. A simplicidade do desenho atraiu-o e concebeu um projecto da ponte.
A ponte norueguesa faz história como o primeiro desenho de engenharia civil de Leonardo que foi construído para uso público.
Da Vinci tinha deixado instruções incompletas no seu caderno para a construção de seu projecto. Foi sugerido que ele não tinha a intenção de atravessar algum dia esta ponte, pois o projecto não era mais do que um esboço visionário. No entanto a encomenda era real, e não seria normal que Leonardo desse como resposta, algo que não pudesse ser construído.
A empresa de arquitectura Selberg Arquitectos criou o projecto definitivo.
A ponte norueguesa Leonardo foi construída e inaugurada em 31 de Outubro de 2001.

Novo terminal de cruzeiros de Lisboa


Desde 1900 que Lisboa recebe navios de cruzeiro e transatlânticos. Em 2006 o porto de Lisboa opera nos terminais de Alcântara, Rocha do Conde de Óbidos, e Santa Apolónia, num total de 1515m de cais e profundidade de 8 a 10 metros, e recebeu nesse ano 270’000 passageiros de 267 navios.
A grande afluência de passageiros, fez o porto de Lisboa equacionar a construção de um novo terminal, frente a Alfama, entre o Terreiro do Paço e Santa Apolónia. Para tal, a actual doca do Terreiro do Jardim do Tabaco teria que ser aterrada.
As obras previstas, que deveriam estar concluídas no terceiro trimestre de 2010, incluem o desenvolvimento e a reabilitação dos cais existentes com a instalação de uma nova estrutura avançada e a construção de uma nova gare marítima a localizar no aterro da doca do Jardim do Tabaco, num total de 37milhões de euros.
Quando concluído, o novo terminal terá 1075m de cais com 12m de profundidade, capaz de receber os maiores navios do mundo em funcionamento.