sábado, 19 de abril de 2008

Berlin Hauptbahnhof

A Estação Central de Berlim (Berlin Hauptbahnhof) é maior estação ferroviaria de intersecção em vários níveis da Europa, tendo sido projectado pelo arquitecto Meinhard von Gerkan, tendo custado aproximadamente 700 milhões de euros.

Foi construída foi feita em várias etapas nos antigos terrenos da Estação de Lehrte, (Lehrter Bahnhof e Lehrter Stadtbahnhof), tendo entrado em funcionamento a 28 de Maio de 2006. Em 1995, deu-se início à construção do túnel de Tiergarten, que ficou concluído em 2005 com a conclusão do último troço por baixo da estação. O túnel possui quatro galerias para os comboios regionais e de longa distância, duas para o metro e, uma galeria rodoviária. Para a escavação do túnel, o leito do rio Spree teve que ser desviado entre 1996 e 1998. O início das obras dos "prédios-arco" (dois prédios comerciais erigidos nas laterais da parte central da estação formando um arco em volta do salão superior de plataformas), foi em 2005.A estação é formada por dois níveis principais que servem o tráfego ferroviário e três níveis de circulação e de lojas. Os níveis principais são o da ligação este-oeste, cujas seis linhas e três plataformas ficam suspensas 10m acima do nível da rua num viaduto, assim como o da ligação norte-sul, cujas oito linhas e quatro plataformas se encontram numa profundidade de 15m e seguem em direcção ao Túnel do Tiergarten (Tiergartentunnel), por baixo do leito do rio Spree.

O salão das plataformas do traçado este-oeste tem 321m de comprimento e é formado por uma construção de tecto de vidro curvado em forma de tubo e sem pilastras. Na área de vidro, foram integradas células fotovoltaicas. O salão tem de 59 a 68 metros de largura, assim como 16m de altura no ponto máximo. Além disso, é dividido em 3 segmentos, o do Oeste com 172m e o do Este com 107m de comprimento. Entre esses, localiza-se o telhado norte-sul de 42 metros de largura e 210 de comprimento, cuja abóboda forma juntamente com o telhado principal uma cúpula no cruzeiro O telhado norte-sul encontra-se entre os dois "prédios-arcos", que foram construídos acima do salão e estão a ele fixos.

O telhado da estação foi, na verdade, projectado para ter 430 metros, entretanto, foi feito uma mudança de última hora no projecto, fazendo com que, actualmente, faltem 90 metros de telhado no lado oeste e 20 metros no lado leste.

Sem comentários: